Posted on Leave a comment

Recuperando um email de 2012 para um cliente: Pagando para limpar e encerar

Em 2012 um contato pelo meu site com uma dúvida me intrigou e elaborei uma resposta um pouco mais elaborada, com tantas ofertas de serviço grátis na área de TI, com sites oferecendo a criação de uma loja virtual grátis, porque alguém iria pagar um profissional para criar sua própria loja? Hoje prefiro que o cliente saiba o motivo antes de me procurar, mas em 2012 tive a paciência para responder:

Boa tarde (cliente não revelado),

Eu pensei com mais calma na pergunta que você me fez ontem, era mais ou menos “qual a diferença do seu serviço para o que se encontra por aí de graça?”. Você me pegou meio de surpresa e eu não acho que expliquei bem essa diferença, na verdade eu agradeço pela pergunta porque é a dúvida de muita gente. Pra responder eu vou tentar usar a mesma lógica para explicar porque pagar por um serviço “grátis”.

Quanto custa para limpar a casa? Depende, é preciso saber quanto custa “pra quem”. Se você for chamar alguém, contratar uma empregada doméstica, essa pessoa poderia cobrar um salário mínimo ou mais, mas se você fizer a limpeza por conta, não vai gastar nada. Pronto, economizou na limpeza. Agora a pergunta certa é, a limpeza que você fez ficou boa? Você realmente economizou ou gastou tempo limpando a casa enquanto poderia estar sendo produtivo fazendo alguma coisa com mais valor específico?

A emprega iria limpar melhor, afinal ela vive disso, e também ia levar muito, mas muito menos tempo, ela é uma “especialista em limpeza”, sabe a solução de cada problema, por exemplo, encerar o chão, poucas casas tem o chão encerado, porque antes de encerar tem que limpar bem e ainda antes de limpar tem que comprar os produtos de limpeza. Encerar “da um trabalhão” e no final, a casa nunca está encerada.

Nada melhor do que chegar na nossa casa com o aroma de piso encerado e melhor ainda quando outra pessoa que fez o serviço pesado. O que eu estou oferecendo é uma assessoria pra você não ter dor de cabeça, eu tenho experiência na montagem de lojas e na venda pela internet. Estou oferecendo pra você é minha experiência de 10 anos na área de desenvolvimento web, e mais do que a criação de um site, é fazer um site confiável (limpar) e que realmente venda (encerar).

O email seguia com detalhes da proposta, esse texto serviu como introdução, agora 5 anos depois, relendo-o, achei que valia ser publicado como post.