Posted on Leave a comment

Esquema de Servidor F5 Sites 2020

2020 F5 Sites Server Schema

Muitas mudanças já ocorreram e este tópico tende a ficar velho, portanto é um registro temporal para a data presente, podendo ou não ser modificado num futuro próximo. Hoje sendo uma empresa de um único programador, um modelo mais enxuto e simples possível foi pensando, usando repositórios com uma única branch (trunk based flow), e um grande repositórios com sub-repositórios para o deploy da rede.

2020 F5 Sites Server Schema
Posted on Leave a comment

Planejamento de Marketing F5 Sites 2021

Para todos 2020 foi um ano de mudança, impossível não ser afetado pela pandemia e mudanças na economia. A F5 Sites é uma empresa conceitual, desde 2010, nunca saiu do estágio ideia/modelo/conceito, pois nunca realmente operou como empresa, estava mais para um nome fantasia que eu, Francisco Matelli, usava para prestar serviços.

Sempre em “banho maria”, esperando a oportunidade de sair do papel, existe e sempre existiu um projeto maior do que o possível realizar por uma única pessoa, então, a solução era manter as tarefas do projeto sempre organizadas para uma situação de crescimento da empresa.

Durante a pandemia perdi um cliente importante e aproveitei para encerrar todos as contas de clientes pequenas, que demandavam então um tempo grande para retorno baixo, e usar o tempo livre advindo para viajar de moto pelo Brasil e refletir sobre minha situação profissional.

Assim, esperei a oportunidade certa para retomar as atividades, antes de sair em viagem, fiz um rebuild completo do servidor de produção (e dev) e deixei tudo pronto para fazer uma manutenção CI/CD, com integração contínua, baseada no script BSG, de código aberto, para fazer uma gestão de deploy automatizado. Derrubei todos os projetos em produção e levantei tudo do zero, deixando uma instância limpa e organizada, que permaneceu funcionando sem bugs durantes meses.

Novo Cliente: Grande Player da Educação

Em setembro fui sondado por um grande player do mercado na área de educação e aceitei um contrato de prestação de serviço como empresa, o famoso “PJ”, mas os planos agora são diferentes. Por anos concentrei as receitas da prestação de serviço e tentei agir como empresa de um homem só.

Não era um plano de todo errado, os custos ficaram muito baixos, riscos baixos e responsabilidades só com as demandas dos clientes, mas, algo mudou, é hora de dar oportunidade para outras pessoas crescerem.

Assim, para 2021 o projeto F5 Sites é realmente virar a chave de empresa de um homem só para uma pequena estrutura, capaz de absorver demandas de projetos, gerar receitas para todos os colaboradores e lucro para as operações.

A missão agora é montar uma equipe de fato, o que não é tarefa fácil, mas é o projeto. Como fazer isso? Existe fórmula? Abordagem escolhida começa pelo marketing, a área principal de atuação da F5 Sites, a maioria das demandas dos meus clientes são para área de marketing, assim, vamos iniciar estabelecendo uma comunicação efetiva com leads e candidatos as vagas que serão abertas.

Planejamento de Marketing F5 Sites 2021

Este planejamento de marketing foi priorizado após o contato com um primeiro prestador de serviços, há alguns dias montei uma página no instagram para a F5 Sites, com a ideia apenas de registrar o nome para usar futuramente. Mas o futuro é agora, então, com a entrada de um social media, isso puxou uma renovação da F5 Sites, assim, antes de começar qualquer atividade e tarefa, decidi por fazer um planejamento rápido e funcional para 2021, separando em tópicos:

  • Comunicação: vamos estabelecer uma metodologia nova de comunicação, com enfoque inicial em social media pretendemos padronizar algumas imagens de produtos e anúncios, que irão refletir na imagem do site.
  • Site: com uma nova estratégia de comunicação vamos finalmente transformar o site numa “máquina de vendas”, onde poderemos administrar o fluxo de leads de forma eficiente, com um atendimento híbrido via algorítimo e um atendente humano.
  • Produtos: vamos retomar a formatação dos produtos, inicialmente temos um potencial de produtos muito grande e isso pode causar confusão, então a estratégia inicial é anunciar 3 produtos básicos.
  • Secretária virtual: também vamos anunciar uma vaga eventual para secretária virtual, para fazer uma gestão de contatos e leads, responder emails e tirar dúvidas de clientes, encaminhando para mim os projetos já brifados, com informações técnicas para acelerar a entrega.
  • Métricas: por último e mais importante precisamos fazer uma gestão eficiente das metas e métricas, todos os anos faço um fechamento e consolidação de métricas, porém, algumas metas eu não consigo acompanhar com precisão. Algumas métricas como publicações de posts, tempo de projetos, analytics de sites, são muito difícil de consolidar e acompanhar ao vivo, assim dentro do planejamento de marketing estará incluso para 2021 uma metodologia automatizada para acompanhar de forma simples e consolidade todas as metas e métricas.
  • Metas globais e tarefas: em 2018 e 2019 inventei de fazer no começo do ano tinha um calendário de entregas semanal, organizado no final do ano anterior, servia mais para direcionar e priorizar os esforços, com 56 pequenas metas priorizadas, tentando usar a ideia de lançamento rápido de pequenos produtos. Esse esforço foi importante, mas na prática conseguia realizar 10 destas tarefas no ano, pois não eram equivalentes em tempo, algumas demorariam meses enquanto outras só algumas horas. Para 2020 alterei este conceito para 12 metas, uma por mês, mas, novamente não foram atingidas, pois devido a pandemia forcei uma paralização das atividades de abril a setembro, mas agora vou retomar este planejamento e deixar visível de forma pública e organizada.
  • Blogs: o início da F5 Sites, em 2009/2010, foi marcado pela criação de um blog com um mix grande de informações, dicas de WordPress, notícias de projetos, conhecimento técnico aleatórios. Ao longo de dez anos criei um blog pessoal, um blog para o curso de WordPress e repliquei alguns conteúdos entre estes. Em 2020 vou organizar estes posts como estratégia de comunicação.

Em resumo, vou aumentar a equipe, injetar recursos em canais de comunicação social, focar em pequenos sprints com metas possíveis e fáceis de acompanhar, anunciando 3 produtos inicialmente para ganhar tração e conquistar novos pequenos clientes que se tornarão lucrativos a longo prazo.

Posted on Leave a comment

Alguns usuários estão testando o Pomodoros e o feedback tem sido ótimo

Testes com usuários reais indicam um estágio de maturidade bastante avançado, um grande objetivo de toda a equipe de TI é chegar neste estágio, pois são a partir do feedbak dos clientes e usuários é que se pode fazer um bom produto.

Um novo aplicativo recém (re)inaugurado pode apresentar pequenos problemas que impedem seu crescimento em escala. O usuário @Yuri_Calazans (não rankeado) criou o primeiro tópico “real” no suporte, apesar de ser o ticket número 7, abriu o primeiro chamado real, pois os primeiros tickets eu mesmo coloquei como exemplo, o que se mostrou muito inteligente pois assim melhorou a experiência do usuário.

Além disto também tenho recebido muitos feedbacks, ideias e conselhos de um usuário que criou sua conta há pouco tempo, mas já está fazendo parte da grande família Pomodoros.com.br, meu amigo @sergiorodrigues (27 no ranking).

A mais importante sem dúvida foi a @camilamglhs (9 no ranking), pois antes mesmo de eu começar a divulgar o Pomodoros, antes de convidar qualquer pessoa para acessar, foi logo após recolocar o site no ar que ela, por conta própria, acessou o site e voltou a usar meses antes da previsão de lançamento. Foi muito bom ter a presença dela em algumas situações fomos os únicos usando, ela sempre muito atenciosa e paciente, enfrentou muitos bugs e ajudou muito, principalmente dando esperança que a ferramenta podia dar certo.

Atuais usuários se preparem pois a previsão é de crescimento, não sei qual a taxa, mas vamos procurar sempre ser uma comunidade forte, unida e bem receptiva, todos podem interagir entre si, trocar mensagens e pedidos de amizade e abrir e responder tickets no forum. Jun 12, 2018 at 12:05 

Posted on Leave a comment

Deploy fnetwork in fresh ubuntu (português)

Antes de começar

  • install docker.io and docker-compose

Configuração de SSH

  • add ssh keys to bitbucket e github

Instalação de Scripts

  • download bsg (bash server deployer),
  • config bsg (adicionar domínio)
  • download wpsql configure and download prod db
  • download sublime 3 and optional mysql-workbench (to check)

Execução de comandos BSG

bsg run - dp
bsg run - dd (deploy docker só depois de baixado o projeto)
bsg run - sc (ssh copy id...)

Configurtar f5sites shared post

<?php 
$config["posts"] = "1fnetwork_posts"; 
$config["postmeta"] ="1fnetwork_postmeta"; 
$config["terms"] ="1fnetwork_terms"; 
$config["term_taxonomy"] ="1fnetwork_term_taxonomy";
$config["term_relationships"] ="1fnetwork_term_relationships"; 
$config["termmeta"] ="1fnetwork_termmeta";
$config["taxonomy"] ="1fnetwork_taxonomy";
$config["comments"] ="3fnetwork_comments";
$config["commentmeta"] ="3fnetwork_commentmeta";
$config["links"] ="4fnetwork_links";

Instalação pelo front

Após colocar no BSG, depois instalar pelo próprio front do wp, aí pode deletar as tabelas sobrando (comments, links), deve criar a pasta mu-plugins-DOMÍNIO

Capacidades do usuário

Adicionar o usuario DOMÍNIO_capabilities

a:1:{s:13:"administrator";s:1:"1";}

user id = 2

Posted on Leave a comment

FSlint: Deletando Arquivos Duplicados no Linux

A manutenção de sistemas exige limpezas constantes, ter arquivos duplicados em servidores tem um custo muito alto, as vezes temos várias cópias do mesmo arquivo, ocupando espaço, dificultando backups, custando espaço, tempo e dinheiro.

Instale o script com o comando

sudo apt-get install fslint

Basta encontrar o programa para iniciar a busca de arquivos duplicados, pode ser feito a remoção em massa ou arquivo por arquivo.

Referências

https://www.edivaldobrito.com.br/remover-arquivos-duplicados-no-linux/

Posted on Leave a comment

DBS: Database Sync, Um Script Completo Para Sincronizar Bandos WordPress

Um script mágico para sincronizar os bancos de dados remoto e local, subindo dados como posts e taxonomiais e recebendo do servidor remoto comentários e usuários.

Verifique diretamente o arquivo em tempo real:

https://github.com/franciscof5/bash-server-deployer-2020/blob/master/bsg-scripts/dbs.sh

Posted on Leave a comment

Aparência de sites pessoais aprimorada

Um dos maiores desafios que emplaquei para uma minha rede FNetwork de projetos é criar interfaces consistentes, antes mesmo de saber o que é isso.

Comecei alguns meses criando o design guidelines, de forma bem simples, para a F5 sites, intencionava criar um guia para cada subprojeto. Porém seria muito custoso então surgiu a ideia e a oportunidade de unificar a aparência de todos os projetos.

Assim, a primeira coisa, foi adoção de uma fonte comum para todas as logomarcas, mais um padrão de cores e recomendações gerais.

Dentro do esquema do WordPress eu tenho meu site principal Francisco Mat ponto com, compartilhado na rede, mas o meu portifólio, aqui também é um site do WordPress, é uma instalação isolada. Para criar uma interface única, para usuário não perceber que estava navegando em dois sites diferentes, criei um tema único e apliquei nos dois projetos, assim, a sensação é de estar sempre no mesmo site.

Posted on Leave a comment

Novo build do docker no Linode seguro

Infelizmente a internet continua sendo um local inóspito, servidores podem ser facilmente atacados por máquinas mal-configuradas ou scripts maliciosos, para saber o IP de um site, basta para isso uma consulta reversa pelo nome do domínio para encontrar o IP da máquina.

Com isso bote podem começar a escanear arquitetura do sistema, no caso de sistemas fechados com senha rapidamente pode ser começar o ataque brutal no painel, com um algoritmo programado para tentar milhares de usuários e senhas diferentes até obter êxito no login.

Não tenho tanta experiência com docker e teve alguma dificuldade para identificar a origem dos ataques, pois o consumo excessivo dos os recursos do sistema e dificultavam muito a execução de comandos por SSH.

Precisei aprender a visualizar o log dentro do próprio docker para assim identificar o IP, ou a faixa de IP, da máquina que estava atacando os meus belos e inocentes serviços de publicação de conteúdo e anúncios do bem, dos meus serviços que prestam com tanto amor um serviço de hospedagem para os meus projetos e clientes.

Foi então usado um simples e velho recurso de bloquear o acesso da faixa de IP por htaccess. Em relação ao painel do WordPress, como pode se verificar, nesse post sobre a segurança do meu servidor, o acesso já é bloqueado de fora da rede interna. com isso o risco de complicações é quase zero e após esse bloqueio do ataque o serviço voltou a sua normalidade.

Data do evento: 19 de maio de 2020

Atualização: Setembro de 2020, confirmado meses de estabilidade e fix com sucesso.

Posted on Leave a comment

Plugin F5 Sites Bar Atualizado

Há alguns anos lançamos o plugin F5 Sites Bar para compartilhar em toda a rede de sites e blogs Fnetwork uma barra, no topo de cada site, todos os principais projetos da F5 Sites.

Inspirado em um sites como o UOL e ESPN, onde seus blogs, subsites e até mesmo sistema de terceiros hospedados em seus servidores, apresentam uma barra acima com o link para o portal principal e outros links para os sistemas top nível.

Assim, os visitantes conseguem entender que estão dentro de uma rede de sites, conectados e que compartilham informações. Além de aumentar o link building e destacar a marca como provedora de serviços. No caso da F5 Sites somos uma empresa de hospedagem, tratando os projetos internos como projetos de clientes.

Update: Setembro de 2020, foi removido o bootstrap (3 e 4) da barra devido a vários conflitos com temas e sistemas, é necessário um grande esforço para normalização, por isso a barra só conta com o logo da F5 Sites no topo e a localização flutuando a direita.

Maio de 2020: Agora as informações estão muito mais organizadas, pois a atualização contou com a instalação do Bootstrap 4, trazendo uma grande melhoria na aparência e principalmente responsividade, já que a barra se adapta para tos os dispositivos e o menu colapsa (encolhe) e expande, e se ajusta em qualquer tamanho de tela.

Um problema para sua implementação imediata é que alguns projetos utilizam o Bootstrap 3, então houve uma quebra destes e está sendo realizado um grande esforço para atualização de toda a nossa base de projetos.

Posted on Leave a comment

Milestone de Abril: Organização Para Crise da Pandemia

Desde 2010 utilizo o software online RTM para gestão de notas e tarefas, ainda estou finalizando meu próprio sistema e como tenho todo esse histórico lá de 10 anos é difícil desvincular.

Então durante todo este tempo as tarefas e projetos aconteceram na vida real e por lá foi administrado, então existe um histórico que reflete diversos momentos dos meus projetos e consultorias.

Agora vivemos um momento único, pandemia de coronavírus, que sem dúvida impactou a minha vida pessoal, me trazendo para o isolamento e quarentena. A organização de todas as tarefas se tornou possível e viável, já que perdi um cliente e fiquei com bastante tempo livre.

Organização apontou uma nova direção: priorizar pelos próximos 3 anos a prestação de serviços e criar ferramentas personalizadas para aumentar o valor percebido pelo cliente e transformar estas iniciativas em possíveis produtos.

Posted on Leave a comment

Bloqueado Painel (wp-admin) em Produção via .htaccess

Por uma questão de segurança e manutenção de sistema de backup automatizado, foi bloqueado o acesso ao painel do WordPress, de todos os nossos sites, em produção.

É uma questão de segurança pois evita o ataque do tipo força bruta ou outros, protegendo com mais uma camada as informações do nosso banco.
Em relação à manutenção de backup e do banco de dados em ambiente de produção, é para evitar a publicação de posts e mídias em produção sem o seu correspondente no ambiente de desenvolvimento e QA.

Utilizamos o nosso plugin script BSD e WPSQL para esta automação, assim recomendamos que você conheça nossas soluções de código aberto e tente de adotá-las em seus projetos para ter um maior controle da automação.

Aprenda como fazer este tipo de bloqueio de segurança no blog do CursoWP.