
Ontem fui visitar um amigo que também é desenvolvedor, estávamos conversando sobre nossos projetos quando fui mostrar o vídeo promocional do ItapeMapa mas demorou muito para carregar. Ele, também assinante da NET, ficou muito surpreso quando disse que suspeitava que a empresa estaria limitando a banda [1] do YouTube, na verdade, ficou desconfiado e já começou a googlar sobre o assunto.
Recentemente eu li uma coluna no jornal Estadão aonde o autor, Renato Cruz, comentava a resposta do presidente da NET, José Félix, a respeito de licenças e da nova lei da ANATEL que regulamentava o mercado. Em um trecho, José Félix deixa escapar que considera o Youtube e a Netflix como seus principais concorrentes, que utilizam a infra-estrutura da NET para distribuir seu conteúdo.

“A grande ameaça são os serviços “over the top”. Esses serviços de vídeo via internet, como Netflix e YouTube, usam a infraestrutura das empresas de banda larga para distribuir seu conteúdo.”
Pesquisando no google, demoramos para encontrar esse texto, mas no caminho vimos muitas pessoas enfrentando o mesmo problema e parece que ninguém na internet, desde de Yahoo Respostas até o conceituado forum do Clube do Hardware, sabiam dizer muito bem o que estava acontecendo. Na verdade, eu deduzi a partir dessa fala que a NET esta limitando a banda do YouTube por considerá-lo rival na distribuição de conteúdo em vídeo e também para tentar promover o seu próprio serviço de streaming de vídeo, mas eu não tenho como provar essa teoria, a única coisa que eu sei é que muitas pessoas estão tendo esse problema e que o presidente da NET fez esse comentário.
Estou compartilhando essa teoria da conspiração porque eu mesmo sou assinante de 10mb da NET e vira e mexe tenho que utilizar diversas alternativas malucas ao YouTube quando quero assistir um filminho na internet. Se você tem mais alguma informação que gostaria de acrescentar para nos ajudar a entender esse problema por favor utilize os comentários, muito mais do que entender esse problema eu quero justiça, porque se a NET estiver fazendo isso de fato, está desrespeitando a lei em algum ponto. Fica o vídeo do ItapeMapa para você testar sua conexão.
Referências
https://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-reinvencao-da-televisao-,983774,0.htm – Notícia publicada no jornal Estadão, caderno de Economia.
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ix=sea&ie=UTF-8#hl=pt-BR&tbo=d&output=search&sclient=psy-ab&q=net%20youtube%20lento&oq=&gs_l=&pbx=1&fp=3df7dc80a5f1219a&ix=sea&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&bvm=bv.41018144,d.eWU&biw=1366&bih=682 – Simples pesquisa no google pelo termo “net youtube lento”
https://www.youtube.com/watch?v=OSBVLQ10Nis – Vídeo promocional do ItapeMapa
https://www.consumidor-rs.com.br/rs2/inicial.php?case=2&idnot=10257 – Créditos da foto
[1] – Limitar a banda é um termo técnico que significa reduzir a velocidade de conexão para certos aplicativos, a NET realmente limita a transferência de dados quando detecta uma transferência de dados “excessiva”, esse recurso é usado principalmente para frustar quem utiliza Torrent.