Posted on 14 Comments

Assinante NET reclama de lentidão no YouTube

Ontem fui visitar um amigo que também é desenvolvedor, estávamos conversando sobre nossos projetos quando fui mostrar o vídeo promocional do ItapeMapa mas demorou muito para carregar. Ele, também assinante da NET, ficou muito surpreso quando disse que suspeitava que a empresa estaria limitando a banda [1] do YouTube, na verdade, ficou desconfiado e já começou a googlar sobre o assunto.

Recentemente eu li uma coluna no jornal Estadão aonde o autor, Renato Cruz, comentava a resposta do presidente da NET, José Félix, a respeito de licenças e da nova lei da ANATEL que regulamentava o mercado. Em um trecho, José Félix deixa escapar que considera o Youtube e a Netflix como seus principais concorrentes, que utilizam a infra-estrutura da NET para distribuir seu conteúdo.

José Félix, presidente da NET
José Félix, presidente da NET

“A grande ameaça são os serviços “over the top”. Esses serviços de vídeo via internet, como Netflix e YouTube, usam a infraestrutura das empresas de banda larga para distribuir seu conteúdo.”

Pesquisando no google, demoramos para encontrar esse texto, mas no caminho vimos muitas pessoas enfrentando o mesmo problema e parece que ninguém na internet, desde de Yahoo Respostas até o conceituado forum do Clube do Hardware, sabiam dizer muito bem o que estava acontecendo. Na verdade, eu deduzi a partir dessa fala que a NET esta limitando a banda do YouTube por considerá-lo rival na distribuição de conteúdo em vídeo e também para tentar promover o seu próprio serviço de streaming de vídeo, mas eu não tenho como provar essa teoria, a única coisa que eu sei é que muitas pessoas estão tendo esse problema e que o presidente da NET fez esse comentário.

Estou compartilhando essa teoria da conspiração porque eu mesmo sou assinante de 10mb da NET e vira e mexe tenho que utilizar diversas alternativas malucas ao YouTube quando quero assistir um filminho na internet. Se você tem mais alguma informação que gostaria de acrescentar para nos ajudar a entender esse problema por favor utilize os comentários, muito mais do que entender esse problema eu quero justiça, porque se a NET estiver fazendo isso de fato, está desrespeitando a lei em algum ponto. Fica o vídeo do ItapeMapa para você testar sua conexão.

Referências

https://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-reinvencao-da-televisao-,983774,0.htm – Notícia publicada no jornal Estadão, caderno de Economia.

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ix=sea&ie=UTF-8#hl=pt-BR&tbo=d&output=search&sclient=psy-ab&q=net%20youtube%20lento&oq=&gs_l=&pbx=1&fp=3df7dc80a5f1219a&ix=sea&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&bvm=bv.41018144,d.eWU&biw=1366&bih=682 – Simples pesquisa no google pelo termo “net youtube lento”

https://www.youtube.com/watch?v=OSBVLQ10Nis – Vídeo promocional do ItapeMapa

https://www.consumidor-rs.com.br/rs2/inicial.php?case=2&idnot=10257 – Créditos da foto

[1] – Limitar a banda é um termo técnico que significa reduzir a velocidade de conexão para certos aplicativos, a NET realmente limita a transferência de dados quando detecta uma transferência de dados “excessiva”, esse recurso é usado principalmente para frustar quem utiliza Torrent.